HISTÓRIA DA QUÍMICA
A história da química confunde-se com a história da humanidade. Se voltássemos no tempo teríamos que voltar a pré-história. Neste sentido, o principal fato histórico antropológico é a descoberta do fogo pelo homem primitivo (assistam: A Guerra do fogo). A descoberta do fogo e o domínio da arte de controlar o fogo abriu caminho para a evolução humana em toda a sua plenitude, isto quer dizer que, com o advento da descoberta do fogo possibilitou ao homem primitivo o desenvolvimento da metalurgia e da guerra. Possibilitou, ainda, a ele o desenvolvimento de uma dieta mais proteica com o cozimento dos alimentos provenientes da caça e da pesca e eliminando problemas de contaminação por microrganismos causadores de doenças, pois o fogo elimina esses germes (fungos e bactérias). Também proporcionou maior controle dos perigos de ataques de animais selváticos e o estabelecimento de uma transformação no modo de vida nômade para uma vida em comunidade e consequentemente o domínio do cultivo agrícola e da domesticação de animais. Todos esses fatos históricos-antropológico são importantes para a reflexão do desenvolvimento da ciência moderna.
A GUERRA DO FOGO
Comentários
Postar um comentário